"O Trabalho do Ator/Bailarino à partir das Danças Tradicionais Brasileiras”
“MARACATU RURAL E CAVALO MARINHO"
“MARACATU RURAL E CAVALO MARINHO"
Dia de 04 Dezembro (quinta-feira), às 20h | Local: Instituto de Artes da UNESP - Teatro 1º Andar | Metrô Barra Funda.
Dia de 06 Dezembro (sábado), às 16h30 | Evento “Dança à Deriva: 2a. Mostra Latino-Americana de Dança Contemporânea"
Local: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo s/número.
Local: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo s/número.
APRESENTAÇÃO
O Núcleo de Estudos UNESP integra o programa "O Trabalho do Ator/Bailarino à partir das Danças Tradicionais Brasileiras - MARACATU RURAL E CAVALO MARINHO", iniciado em 2013 pelo Instituto de Artes da UNESP (São Paulo). Dirigido por Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá), está ligado ao Laboratório de Experimentação Cênica do Projeto de Extensão: Cultura Popular Brasileira, Tradição e Treinamento Cênico, coordenado pela Profa. Dra. Marianna Francisca Martins Monteiro.
O Núcleo de Estudos UNESP integra o programa "O Trabalho do Ator/Bailarino à partir das Danças Tradicionais Brasileiras - MARACATU RURAL E CAVALO MARINHO", iniciado em 2013 pelo Instituto de Artes da UNESP (São Paulo). Dirigido por Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá), está ligado ao Laboratório de Experimentação Cênica do Projeto de Extensão: Cultura Popular Brasileira, Tradição e Treinamento Cênico, coordenado pela Profa. Dra. Marianna Francisca Martins Monteiro.
A PESQUISA
A pesquisa contempla uma investigação minuciosa dos diferentes elementos físicos e energéticos presentes na Brincadeira Tradicional do Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco e do Maracatu Rural, aplicados ao trabalho de treinamento e criação do Ator/Músico/Bailarino na cena contemporânea.
Aborda o estudo das sonoridades dos brinquedos, o pulso, o ritmo, a biomecânica dos passos, suas diferentes qualidades de energia, o rito, o jogo, as evoluções coreográficas, o corpo-brincador e a própria celebração.
A pesquisa contempla uma investigação minuciosa dos diferentes elementos físicos e energéticos presentes na Brincadeira Tradicional do Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco e do Maracatu Rural, aplicados ao trabalho de treinamento e criação do Ator/Músico/Bailarino na cena contemporânea.
Aborda o estudo das sonoridades dos brinquedos, o pulso, o ritmo, a biomecânica dos passos, suas diferentes qualidades de energia, o rito, o jogo, as evoluções coreográficas, o corpo-brincador e a própria celebração.
SINOPSE
O trabalho consiste em demonstrações técnicas tendo como ponto de partida as tradições do Maracatu Rural e Cavalo Marinho, revelando caminhos percorridos pelo grupo para o trabalho de criação. Os experimentos cênicos foram organizados com base na construção de partituras físicas à partir de ações estudadas no treinamento das tradições em foco, exercícios de criação em sala e materiais trazidos pelos próprios participantes do grupo.
Aborda também o estudo da presença cênica e da organicidade das ações, explorando diferentes dinâmicas, situações e qualidades de energia, além do trabalho com o canto e o texto, e a relação entre ação física e ação vocal.
Aborda também o estudo da presença cênica e da organicidade das ações, explorando diferentes dinâmicas, situações e qualidades de energia, além do trabalho com o canto e o texto, e a relação entre ação física e ação vocal.
Ficha Técnica:
Interpretes criadores:
André Simões
Carolina Moya
Cris Marcondes
Dudu Oliveira
Filipe Edmo Almeida
Juliana Ma do
Cibele Mateus
Piéra Varin
Val Ribeiro
Interpretes criadores:
André Simões
Carolina Moya
Cris Marcondes
Dudu Oliveira
Filipe Edmo Almeida
Juliana Ma do
Cibele Mateus
Piéra Varin
Val Ribeiro
Direção | Coordenação de Pesquisa e Treinamento:
Alício Amaral e Juliana Pardo
Alício Amaral e Juliana Pardo
Coordenação Geral:
Profa. Dra. Marianna Francisca Martins Monteiro
Profa. Dra. Marianna Francisca Martins Monteiro